- De volta Ao Inicio »
- Computador »
- Configurar Cliente de Email
Postado Por : Unknown
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Outlook pra quê?
- Get out and look: você fora do navegador.
A facilidade que hoje temos em ter tudo na web nos faz perder a oportunidade de utilizarmos um programa muito mais completo. A utilização do tal webmail vem desde os tempos dos gratuitos zipmail's, ig's e afins, entretanto, muitos programas próprios para recebimento e envio de email foram criados pra facilitar, mas de acordo com os usuários, configurá-los é uma dor de cabeça.
É claro que o ser humano é inatamente preguiçoso, e se tem o webmail, qual a finalidade de usar um programa mais complexo? (Este achado remente novamente à preguiça...).
Talvez não saibam quanta facilidade há na utilização de um programa de email, e não apenas isso: a segurança, a 'caracterização', a organização que estão dentre várias outras vantagem de se usar um cliente de email.
— Mas Osvaldo, eu não sei configurar, configura pra mim?
Vamos lá. Sente-se ao meu lado, preste atenção e não tenha preguiça de ler! Com estas informações, no final da leitura, você será capaz de configurar qualquer cliente de email que exista e inexista no mundo. E não é tão complexo quanto parece.
Primeiramente: * Qualquer cliente de email (seja ele Outlook Express, 2003, 2007, 2010, Thunderbird, Windows Live Mail, Pégasus, Incredimail, diabaquatro), possui configurações básicas e iguais entre si.
As principais são: POP e SMTP. (Tem o IMAP também, mas este eu vou ignorar).
Êta diabo de siglaszinhas do cão..rs. Para ficar bem fácil de entender — como também deixar estas palavras técnicas de lado — começaremos explicando as mesmas:
Cliente de Email - um software projetado para enviar e receber emails. (Ex: Outlook).
POP3 (pop) - um servidor (que serve, dã!) utilizado para recebimento de emails.
SMTP - outro servidor (que serve hehe) utilizado para envio de emails.
Para todo e qualquer email do mundo estes servidores são configurados da mesma forma, iguaizinhos. O que vai mudar é o endereço.
— Mas Osvaldo, como posso saber este endereço?
Google it! É pesquisando que encontramos! (Mas, como sou bem legal, deixarei os principais aqui, para que possa me googlar vez ou outra rsrs). A mensagem que sai do hotmail, por exemplo, passa pelo SMTP do live.com. Para enviá-lo, você precisa conectar ao endereço smtp.live.com. Com o POP (para receber os emails), a ideia é a mesma: você tem que se autenticar no pop3.live.com.
— Nossa, Osvaldo. Que simples!
Era mais, confesso. Porém, conforme tempo passa, a tecnologia cresce, evolui. Para o bem ou não. Por conta disso foi necessário, com o tempo, modificar muita coisa nesta simplicidade. (Afinal, tudo que é muito simples pode se transformar em menos seguro).
Sim, não acabou por aí. Agora vem a cereja do bolo.
— É. Não é tão simples. Fiz tudo que você disse, mas ainda assim, deu problema no meu outlook. Não consigo enviar nem receber! E agora? Volto pro webmail?
Ô sujeitinho preguiçoso! Desiste logo de primeira!
Para você entrar na casa de alguém, você precisa passar por uma porta. Com os emails são assim também, para que você possa "entrar" no servidor, você também precisa ter uma porta aberta.
Antigamente, o servidor POP3 funcionava na porta 110, e o SMTP na 25. Com o tempo e evolução da tecnologia, ficou fácil atacar tais portas para roubar informações. Para isso, inventaram "protocolos", isto é, policiais de prontidão que avistam o elemento suspeito. O Major SSL e o Coronel TLS.
Putz. Mais siglas! (Eu também as odeio).
Não vou falar o que elas são porque no fundo (como usuário) não importa. O importante é saber que elas têm suas próprias portas.
A POP3 recebeu a nova porta — de titânio — hehe 995 (com o Major SSL).
A SMTP recebeu duas novas:
* Com SSL - porta 465
* Com TLS - porta 587
O Outlook (ou qualquer outro cliente), coitado, não sabe disso. É só um software. Precisamos avisá-lo.
Como eu disse, todo cliente de email é igual, e depende destas configurações. Portanto, você deve saber qual a melhor configuração a se utilizar (ou ir tentando todas, vai dar certo com uma).
Para exemplificar: o GMAIL funciona com o Coronel TLS, na porta 587. Quando você for configurar seu email no cliente, procure as abas de configurações avançadas (viu? Você já tá 'avançado' ao fim deste post rs), e põe lá o nº 587, com criptografia TLS. Ele vai funcionar.